O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / União dos Cordelistas de Pernambuco - Unicordel

Pesquisar em ordem alfabética

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T UV W Y X Z
  • U

União dos Cordelistas de Pernambuco - Unicordel

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar

Fundada em 2005, a União dos Cordelistas de Pernambuco, Unicordel, é um movimento de promoção e defesa da poesia popular. É composto por poetas, declamadores, folheteiros, editores e pesquisadores de várias regiões do Estado. Suas ações preza pela retomada da oralidade do cordel apresentado através de recitais em mercados públicos, escolas, universidades, bares , restaurantes e eventos culturais.

O grupo também ministra oficinas, palestras e debates sobre a poesia popular nordestina. Integram a União nomes como Adiel Luna, Altair Leal, Cícero Lins, Davi Teixeira, Daniella Almeida, Felipe Júnior, Gerson Santos, Geraldo Valério, João Campos, José Augusto (Lampião), José Evangelista, José Honório, Luiz Esperantivo, Meca Moreno, Mauro Machado, Paulo Moura, Severino Melo, Marcelo Soares, Alice Amorim e Pedro Américo. A presença feminina também é forte com as cordelistas Mariane Bigio, Lourdes Alves, Madalena Castro, Neluce Vanessa, Susana Morais Daniella Almeida, Ângela Paiva e Erica Montenegro.

Dessa heterogeneidade, a produção poética dos integrantes da Unicordel apresenta temáticas diversificadas, contemplando cerca de 600 títulos focados em temas políticos, imaginário sertanejo, religião, meio ambiente, atualidades, históricos, biográficos, culturais, críticos sociais, entre vários outros.

Em seus três anos de existência, a Unicordel firma-se como referência cultural no Estado, tendo a mesma lançado e participado de vários projetos em prol da poesia popular, como o lançamento do CD "Cordas e Cordéis" (2006 / 2007); Recital de abertura dos festejos juninos do Recife (2005/2006/2007), Pátio de São Pedro; Recital Assembléia Legislativa de Pernambuco (2006/2007/2008); Recital Cordel em Cantoria(Olinda e Palmares), Festival de Literatura do Recife (2005/2006/2007), Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2005); Fliporto(2007), Recitais Quintas de Cordel( Bar Caboclo de Lança) , festa carnavalesca Cordel em Folia (2006/2007/2008); Festival de Inverno de Garanhuns (2007/2008), Festival Pernambuco Nação Cultural de Taquaritinga do Norte, entre outros.

Diante das conquistas, a cada ano a Unicordel atrai mais adeptos, admiradores e parceiros para a concretização de suas atividades. Os serviços e produtos de destaque oferecidos pela Unicordel são:

•Folhetos de cordel- mais de 600 títulos com temas e assuntos variados.
•Xilogravuras- impressas em papel, camisas, cerâmicas, etc.
•CD Cordas e Cordéis- com músicas e poesias em áudio dos integrantes do grupo.
•Recital poético-musical- declamação de poesia popular em bares, escolas, restaurantes, congressos, etc.
•Palestras sobre o cordel na educação- apresentação das formas de  inserção do cordel na aula de aula.
•Oficinas de literatura de cordel- aulas de construção e elaboração de folhetos e produtos de cordel.

Fonte: Vetor Cultural

Siga www.onordeste.com pelo Twitter

Palavras-chave: